
Empresa
A CTR TERESINA vai além de um Aterro Sanitário, pois é uma Central de Tratamento de Resíduos, que é formada por um conjunto de tecnologias integradas em diferentes unidades de tratamento capazes de promover o gerenciamento completo dos diversos tipos de resíduos, evitando-se a poluição e minimizando os impactos ambientais e sociais, respeitando-se o principio da ECOEFICIENCIA.
Na CTR TERESINA teremos o tratamento e a destinação adequada dos resíduos industriais, domésticos, entulho, podas e serviços de saúde.
A CTR possui sistemas de proteção e controle ambiental, são eles:
– Sistema de impermeabilização de base e laterais;
– Sistema de recobrimento diário dos resíduos;
– Sistema de cobertura final das plataformas de resíduos;
– Sistema de coleta, drenagem e tratamento de lixiviados (chorume);
– Sistema de coleta e tratamento dos gases;
– Sistema de drenagem superficial;
– Sistema de monitoramento técnico e ambiental.
Além desses sistemas, tem outras vantagens:
– Atende todos os requisitos de normas e leis ambientais vigentes no país.
– Permite o tratamento e a destinação adequada dos resíduos industriais, domésticos, entulho, podas e serviços de saúde (Autoclave)
– Sistema licenciado e operado por profissionais treinados, habilitados e experientes.
– Os recursos para todo o empreendimento é privado
– A responsabilidade ambiental, civil e criminal são dos responsáveis legal e técnico da empresa.
– Incremento de ISS para a Prefeitura.
– Coloca Teresina dentro do contexto dos Municípios Brasileiros que possui um equipamento que estará atendendo a PNRS (Lei 12.305)
A camada impermeabilizante impede que o chorume infiltre no solo, sendo que os drenos da base coletam o líquido para serem encaminhados à Estação de Tratamento, de acordo com os padrões da legislação ambiental. Os drenos verticais realizam a coleta dos gases (biogás) gerados pela decomposição do lixo para serem queimados e lançados na atmosfera. Outra opção muito interessante é a produção de energia elétrica a partir do metano.
Após a conclusão de cada fase de aterramento do lixo, acontece a cobertura com a aplicação de camada impermeabilizante e solo fértil para implantação de cobertura vegetal. É também realizada a implantação do sistema de drenagem superficial, visando impedir a infiltração de água pluvial no maciço de lixo.
A CTR também possui sistema de monitoramento o que possibilita ao longo da operação do Aterro Sanitário o acompanhamento da qualidade do ar, da água subterrânea e superficial e da estabilidade dos maciços. Além disso, após o encerramento da unidade, o monitoramento ambiental permanece, para que seja atestada a não alteração da qualidade ambiental do local.